Saturday, January 17, 2009

Principais Conclusões das Reuniões

Após mais uma semana de importantes reuniões dos vários órgãos da Secção D, importa dar conta das principais conclusões e iniciativas resultantes.

Em primeiro lugar foi proposta uma revisão da calendarização processual prevista no Documento de Estratégia Autárquica. Esta alteração será levada a ratificação no próximo plenário de Secção para a sua concretização formal, cumprindo assim as boas práticas para qualquer procedimento (primeiro aprovação no órgão executivo para posterior apresentação no órgão plenário).

Também esta CPS aproveita para agradecer aos militantes da Freguesia de Santa Isabel que, após uma análise mais exaustiva do documento, encontraram alguns erros nas informações enviadas pelo Sr. Presidente da Freguesia de Santa Isabel (o companheiro João Ferreira) relativos à descrição da sua Freguesia, nomeadamente por acontecimentos na Freguesia anteriores a 2007 (data da primeira eleição desta CPS) e que (certamente por lapso) não corrigiu nos contributos que enviou (e cuja falha na correcção o Presidente da Secção obviamente assume) para a elaboração do DEA. Por isso fica também o nosso obrigado ao Presidente da Freguesia e aos militantes de Santa Isabel pelos seus contributos. Estes elementos também serão corrigidos para ratificação no documento final.

Foi também aprovado por unanimidade a criação de um Conselho Consultivo para a Secção D.
Este Órgão vem na sequência de um compromisso desta CPS em reforçar e consolidar qualitativamente, o seu processo de decisão.
Terá total autonomia, espaço próprio para reflexão e uma equipa de excelência coordenada pelas companheiras: Margarida Serra e Moura e Maria João Sande e Lemos.
O Objectivo é claro: reunir militantes (e não só) para reflexão sobre as várias questões da actualidade política, reforçando assim o debate interno e aconselhando a CPS nas matérias que entender.
O seu parecer não será vinculativo mas constituirá mais um elemento de responsabilização no processo de decisão desta CPS e o teor dos mesmos poderá (sempre que o entenderem) ser do conhecimento de todos os militantes.
Este Conselho Consultivo terá uma Carta de Princípios que será debatida e ratificada já no próximo plenário de Secção.

Foram também propostas duas iniciativas que em breve serão apresentadas e foram aprovados e estão já em marcha, os investimentos e intervenções na Sede da Secção para diginificar este espaço de trabalho e que constituiram um dos principais objectivos propostos, por esta CPS, no plenário eleitoral do dia 9 de Janeiro.

Por fim é de realçar que a nível da coordenação do trabalho dos núcleos se encontra a ser desenvolvido por estes um documento (solicitado pela CPS a pedido da Distrital) sobre elementos importantes das nossas freguesias.